“Esta manhã, o @GabSeguridadMX (Gabinete de Segurança do México) transferiu 37 líderes do crime organizado para os Estados Unidos. Eles representavam uma ameaça real à segurança do país”, informou o Secretário de Segurança e Proteção Cidadã, Omar García.
Em mensagem publicada em sua conta nas redes sociais, o Secretário especificou que a ação foi realizada de acordo com a Lei de Segurança Nacional e sob mecanismos de cooperação bilateral, com pleno respeito à soberania nacional.
“A pedido do @TheJusticeDept (Departamento de Justiça dos EUA), foi assumido o compromisso de não buscar a pena de morte”, afirmou o secretário.
Segundo relatos, os indivíduos foram transportados para as cidades de Washington, Houston, Nova York, Pensilvânia, San Antonio e San Diego a bordo de sete aeronaves pertencentes às Forças Armadas.
“Com essa transferência, 92 criminosos de alto risco foram enviados aos EUA durante este governo, impedindo-os de gerar violência em nosso país”, enfatizou García.
O governo mexicano tem reiterado seu compromisso com a colaboração e a cooperação com os Estados Unidos em áreas como segurança, mas com respeito à soberania e sem subordinação.
ro/las/bj





