Em seu discurso, o Ministro das Relações Exteriores cubano retribuiu a gratidão ao Partido, ao Governo e ao povo da China pelo envio do primeiro carregamento de uma doação de 30.000 toneladas do grão, oficialmente recebida ontem.
A ajuda, destinada a complementar a cesta básica dos cubanos, “é uma demonstração da estreita fraternidade e dos laços históricos de amizade e solidariedade que unem as duas nações”, enfatizou Rodríguez nas redes sociais.
Durante a cerimônia de boas-vindas nesta segunda-feira, o Vice-Primeiro-Ministro cubano, Óscar Pérez-Oliva, observou que dois carregamentos, totalizando 2.400 toneladas cada, já chegaram a Cuba, um pelo terminal de contêineres de Mariel e o outro pelo porto de Santiago de Cuba.
Além disso, ele informou que mais dois carregamentos chegarão a Cuba durante o primeiro semestre deste ano, completando o total doado pelo povo e pelas autoridades chinesas.
O embaixador da China em Cuba, Hua Xin, também esteve presente na cerimônia de entrega, onde comentou que ela “não apenas simboliza os laços profundos e especiais de amizade entre nossas duas nações, mas também demonstra nosso compromisso inabalável de permanecermos unidos mesmo em tempos difíceis”.
mem/jqo/bj





