Terça-feira, Janeiro 20, 2026
NOTÍCIA

Brasileiros relembram ajuda da Venezuela durante a Covid-19

Brasília, 20 jan (Prensa Latina) A Venezuela estendeu a mão amiga ao Brasil durante a pandemia da Covid-19 com uma ajuda que chegou a Manaus há cinco anos e que agora é lembrada com gratidão no gigante sul-americano.

Em meados de janeiro de 2021, a cidade, capital do Amazonas, enfrentou uma das piores crises sanitárias da história brasileira, com o colapso do sistema de saúde local devido à falta de oxigênio nos hospitais, o que levou a dezenas de mortes e caos generalizado.

Segundo uma reportagem recente do portal digital Opera Mundi, essa tragédia expôs a negligência do governo Jair Bolsonaro (2019-2022) na gestão da pandemia, já que uma série de erros sucessivos e falhas logísticas agravaram o problema.

“A tragédia só foi evitada graças à solidariedade da Venezuela. Ignorando as tensões políticas com o governo brasileiro, o presidente Nicolás Maduro enviou 136 mil metros cúbicos de oxigênio para Manaus, garantindo um alívio temporário para o sistema de saúde da Amazônia”, lembrou o veículo de comunicação.

Em 19 de janeiro daquele ano, manchetes de jornais brasileiros noticiaram a chegada dos caminhões enviados pelo governo venezuelano a Manaus, três dias após a partida dos primeiros veículos carregados com cilindros de oxigênio da cidade venezuelana de Puerto Ordaz.

No início deste mês, após a agressão dos EUA contra a Venezuela e o sequestro de Maduro, o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, afirmou que seu país não deveria se esquecer da ajuda prestada durante a pandemia de COVID-19, anunciando o envio de toneladas de suprimentos médicos para o país vizinho.

Em um artigo sobre o assunto, a Revista Fórum lembrou o quinto aniversário da crise de oxigênio em Manaus, marcada pela “inércia de Bolsonaro e pela ajuda da Venezuela”.

Da mesma forma, em um ato de solidariedade a Maduro e sua esposa, Cilia Flores, no último sábado nesta capital, Flávia Rodrigues, integrante da Brigada Bolivariana pela Paz na América Latina e no Caribe, disse à Prensa Latina que “amor se retribui com amor”, referindo-se ao carregamento de oxigênio enviado de Caracas em 2021. Rodrigues também compartilhou imagens daqueles dias com esta agência e enfatizou que a amizade entre os seres humanos jamais deve cessar.

oda/dsa/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa