Segundo noticiam os jornais Granma e Juventud Rebelde, os membros do Conselho se reuniram ontem “em cumprimento às atividades previstas para o Dia da Defesa”, com o objetivo de aperfeiçoar a preparação e a coesão dos órgãos de direção e da população.
Durante o encontro, eles analisaram e aprovaram “os planos e medidas para a passagem ao estado de guerra, como parte da preparação do país sob a concepção estratégica da Guerra de todo o Povo”.
Ambos os jornais destacam em suas edições digitais que o general do Exército Raúl Castro Ruz, líder da Revolução cubana, “acompanhou o desenrolar da atividade, que classificou como uma reunião boa e eficiente”.
A sessão ocorreu no contexto da realização em todo o território do Dia Nacional da Defesa, durante o qual as forças populares foram treinadas para enfrentar qualquer agressão.
O Conselho de Defesa Nacional é o órgão superior do Estado na nação caribenha e tem a missão de organizar, dirigir e preparar os cidadãos, em tempo de paz, para sua proteção, e zelar pelo cumprimento das normas vigentes relativas à defesa e segurança da nação.
Integrado pelo Presidente da República, que o lidera e nomeia um Vice-Presidente e os demais membros, em situações excepcionais e de desastre, o Conselho dirige o país e assume as atribuições que correspondem aos órgãos do Estado, com exceção do poder constituinte.
rc/raj/hb





