Domingo, Janeiro 18, 2026
NOTÍCIA

Israel continuou demolições e ataques na Faixa de Gaza

Ramala, 18 jan (Prensa Latina) O Exército israelense realizou hoje extensas operações de demolição no sul da Faixa de Gaza, enquanto continuava seus bombardeios de artilharia e tiros em várias áreas, apesar da trégua em vigor.

A agência de notícias Safa informou sobre inúmeras demolições na cidade de Rafah, localizada no sul do enclave costeiro, bem como intensa atividade nos céus da zona.

Segundo a fonte, os militares também abriram fogo contra o campo de refugiados de Al-Bureij, enquanto a artilharia teve como alvo a cidade vizinha de Khan Yunis e os tanques a cidade de Jabalia.

O Gabinete de Imprensa do Governo em Gaza denunciou na semana passada que, desde o início da trégua, em 10 de outubro do ano passado, até 15 de janeiro deste ano, as Forças Armadas israelenses mataram 449 palestinos e feriram outros 1.246 no território.

Destacou que os militares cometeram 1.244 violações durante esses 95 dias no enclave.

Explicou que, durante esse período, apenas 24.611 caminhões carregados com ajuda humanitária entraram em Gaza, apenas 43% dos 57 mil que deveriam entrar como parte do acordo alcançado.

De acordo com o acordo para deter a guerra, 600 veículos por dia deveriam entrar no território, mas a média atingiu apenas 269, observou.

O organismo indicou que essa situação provocou uma grave escassez de alimentos, medicamentos, água potável e combustível, o que, por sua vez, agravou a crise humanitária.

mem/rob/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa