Domingo, Janeiro 18, 2026
NOTÍCIA

Estado de catástrofe em regiões do Chile devido a incêndios florestai

Santiago do Chile, 18 jan (Prensa Latina) O governo do Chile decretou hoje estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío devido aos devastadores incêndios florestais que destruíram inúmeras casas e forçaram a evacuação de milhares de pessoas.

O presidente Gabriel Boric confirmou durante a madrugada em sua conta no Twitter a adoção da medida em ambas as regiões e garantiu que todos os recursos estão disponíveis para conter os incêndios.

De acordo com Héctor Muñoz, prefeito de Concepción, capital de Biobío, o setor El Pino é o mais afetado até o momento, e anunciou que há dois abrigos habilitados para receber as pessoas que estão sendo evacuadas.

O prefeito indicou que não há relatos de feridos ou mortos, embora se aguardem os resultados de uma reunião do comitê de emergência que será realizada nesta manhã.

Enquanto isso, o chefe do governo municipal de Penco, Rodrigo Vera, disse que conversou sobre a grave situação com o ministro do Interior, Álvaro Elizalde, e que esperam a visita de várias autoridades neste domingo.

Embora não haja um balanço oficial das perdas até o momento, alguns números preliminares indicam que cerca de 250 casas foram afetadas somente no município de Concepción.

A diretora do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), Alicia Cebrián, disse que milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas, sem especificar um número exato.

No último relatório publicado na madrugada, o órgão informou que há sete incêndios ativos em Biobío, sendo o chamado Trinitarias o maior, que afeta os municípios de Penco, Concepción e Tomé.

O Senapred ampliou o alerta vermelho por incêndios para toda a região de Biobío.

rc/car/eam/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa