Machac frustrou a tentativa de reação do canhoto francês e prevaleceu com parciais de 6-4, 6-7 (2) e 6-2, levantando o segundo troféu ATP de sua carreira, após a vitória em Acapulco no ano passado. A partida, que durou duas horas e 25 minutos, foi uma batalha de ritmos variáveis e nervos de aço.
O tenista checo, atualmente na 35ª posição do ranking mundial — após ter figurado entre os 20 melhores em março de 2024 — não conseguiu fechar a partida em dois sets devido à reação de Humbert no segundo set, mas demonstrou compostura no set decisivo para garantir uma revanche do único confronto anterior entre os dois, disputado em Tóquio 2024.
A vitória completa uma semana de ouro para o tênis checo, que também celebrou o título de Jakub Mensik em Auckland, uma dobradinha que não se via desde 1982 na Era Aberta. Machac, também finalista em Genebra 2024, subirá para a 24ª posição no ranking após sua primeira vitória em 2026.
Com o título em Adelaide como impulso, Machac chegará ao Aberto da Austrália em excelente forma competitiva, determinado a manter o bom momento e confirmar que sua raquete está novamente batendo à porta da elite.
mem/blc/glmv





