Sábado, Janeiro 17, 2026
NOTÍCIA

Exército Sírio avança no norte da Síria após retirada das FDS

Damasco, 17 de janeiro (Prensa Latina) O Exército Árabe Sírio confirmou hoje a captura completa da cidade de Maskana, na região leste da província de Aleppo, após a retirada da milícia curda Forças Democráticas Sírias (FDS).

De acordo com um comunicado do Comando de Operações do Exército, centenas de combatentes das FDS se renderam nas últimas horas, muitos deles com suas armas, representando uma das maiores transferências de controle territorial desde o início da operação.

Até o momento, as forças sírias garantiram o controle de 34 vilarejos e cidades no leste de Aleppo, esclareceu o comunicado.

Este avanço ocorre após as Forças Democráticas Sírias (FDS) anunciarem sua retirada da área a oeste do rio Eufrates. Contudo, o exército sírio informou que milícias do PKK (Partido Curdo Popular) permanecem posicionadas em diversas aldeias e cidades a oeste do Eufrates, bloqueando a implementação do acordo de retirada e hostilizando suas forças.

O exército reiterou sua intenção de continuar ampliando seu controle sobre a região e afirmou que responderá a quaisquer ataques contra suas posições.

Além disso, o exército sírio declarou a área a oeste do Eufrates uma zona militar fechada após um ataque de milícias do PKK contra suas forças, ocorrido enquanto estas monitoravam a implementação do acordo que estipula a retirada de grupos armados das linhas de contato a leste de Aleppo.

A escalada desencadeou uma onda de deslocamentos, com civis fugindo das cidades de Deir Hafer e Maskana utilizando todos os meios disponíveis, inclusive a pé, atravessando estradas secundárias e terrenos agrícolas de alto risco para chegar a áreas sob controle do governo sírio. O governador de Aleppo, Azzam al-Gharib, afirmou que, apesar da forte pressão da milícia curda, muitos moradores optaram por rotas perigosas para chegar às áreas controladas pelo Estado, e estimou que o número de moradores deslocados chega a cerca de 27 mil 450.

mem/fm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa