A Administração Meteorológica da China indicou que a frente fria se deslocará de oeste para leste e de norte para sul, com uma mudança abrupta de condições amenas para frias tanto nas regiões norte quanto sul.
De acordo com a agência, entre 17 e 21 de janeiro, a maior parte do país registrará quedas de temperatura entre seis e 12 graus Celsius, enquanto algumas áreas de Huanghuai, Jianghuai, Jianghan e leste de Guizhou e Guangxi poderão ter quedas de até 14 graus ou mais.
As autoridades informaram que a linha de temperatura mínima abaixo de zero grau Celsius se deslocará para o sul, atingindo a província de Guizhou e o sul de Zhejiang na manhã de 21 de janeiro.
A frente fria também trará chuva, neve e gelo generalizados, com risco de nevascas e chuva congelante em áreas como Huanghuai e Jianghan, alertou o serviço meteorológico.
Dados de monitoramento mostraram que houve registro de queda de neve nas últimas horas em regiões de Xinjiang, no nordeste do país, e em partes do norte, com acúmulo de moderado a intenso em áreas localizadas.
A agência prevê que, a partir de hoje e nos próximos dias, ocorrerá queda de neve moderada a intensa em províncias como Henan, Shandong, Shaanxi e Hubei, além de chuva congelante em partes do centro e sudoeste da China.
A China enfrenta ondas de frio recorrentes todos os invernos, que afetam o transporte, a atividade econômica e a segurança nas estradas. Por isso, as autoridades pedem à população que atenda aos avisos oficiais e tome medidas preventivas.
jcm/idm/bj





