Terça-feira, Janeiro 13, 2026
NOTÍCIA

Vietnã enfrenta situação complexa da dengue em 2025

Hanói, 13 jan (Prensa Latina) O Vietnã enfrentou uma situação complexa com a dengue e a doença mão-pé-boca em 2025, registrando um aumento de mais de 28% no número de casos, conforme apurado nesta terça-feira.

De acordo com dados de vigilância de doenças infecciosas divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de casos de dengue subiu para 190.040 em todo o país, representando um aumento de 28,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior, enquanto a doença mão-pé-boca afetou 107.249 crianças (28,9% a mais do que em 2024).

Embora o número de casos dessas duas doenças tenha apresentado uma tendência de queda no final de 2025 e início de 2026, algumas localidades ainda registram muitos casos graves e críticos, que exigem tratamentos complexos e dispendiosos e podem deixar sequelas a longo prazo, informou o jornal online do governo.

Em relação a este último ponto, o Departamento de Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde apontou para o fato de que as pessoas ainda são negligentes, procuram atendimento médico tardiamente e são hospitalizadas somente quando a doença já está em estágio grave, o que aumenta o risco de complicações.

O aumento nos casos de dengue, acrescentou, deve-se às mudanças climáticas e à rápida urbanização, que levaram à proliferação de criadouros de mosquitos em áreas residenciais, canteiros de obras, pensões e zonas de produção.

Além disso, a abordagem proativa e a coordenação entre a população e os órgãos competentes na prevenção e no controle de epidemias em algumas localidades ainda são limitadas, enfatizou o departamento. Quanto às outras doenças, o aumento nos casos é atribuído à higiene pessoal inadequada, à falta de saneamento ambiental e de desinfecção de superfícies, bem como ao baixo nível de conscientização sobre a prevenção de doenças na comunidade.

lam/mpm/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa