Segunda-feira, Janeiro 12, 2026
NOTÍCIA

Apoio maciço ao governo em todo o Irã

Teerã, 12 de janeiro (Prensa Latina) As autoridades iranianas inclinaram a balança a seu favor hoje com sua arma mais poderosa: o apoio da grande maioria da população.

A marcha foi convocada na última sexta-feira pelo governo como uma demonstração de apoio em resposta aos protestos de rua que começaram em 3 de janeiro e deixaram um grande número de mortos — 200, segundo fontes não oficiais, alguns deles membros das forças de segurança.

Da mesma forma, veículos de comunicação sem autorização oficial mencionam “um grande número de prisões, incluindo os organizadores dos distúrbios”, e dois identificados como agentes de campo do Mossad, o serviço de inteligência israelense.

As mesmas fontes relataram que armas, munições e explosivos foram encontrados nas casas de alguns dos presos.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores do Irã declarou estar em contato com diplomatas americanos para iniciar um diálogo com o objetivo de resolver o conflito entre Teerã e Washington, sem fornecer mais detalhes.

A marcha na capital lotou a Praça da Revolução, perto do Mausoléu do Imã Ruollah Khomeini, pai da República Islâmica do Irã, que cunhou o termo “Grande Satã” para se referir aos Estados Unidos.

oda/msl/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa