“Embora não possamos ter 100% de certeza de chegar às quartas de final, este resultado nos dá uma grande vantagem”, disse o diretor técnico da seleção vietnamita, o sul-coreano Kim Sang Sik, após a vitória conquistada na última sexta-feira sobre o Quirguistão por 2 a 1.
Segundo o treinador, ele ainda não havia pensado muito sobre qual equipe enfrentariam na próxima fase. O importante é que os jogadores estão muito determinados, disse ele, enfatizando que, seja quem for o adversário nas quartas de final, a seleção vietnamita sub-23 jogará com confiança.
De acordo com os resultados das duas primeiras rodadas desta fase final, parece muito provável que os chamados “Guerreiros da Estrela Dourada” avancem sem contratempos para a próxima fase, já que lideram o Grupo A sozinhos com seis pontos após vencerem sucessivamente a Jordânia (2-0) e o Quirguistão (2-1).
A Jordânia surpreendeu na última rodada ao vencer a Arábia Saudita por 3 a 2. Ambas as equipes agora têm três pontos, mas a Jordânia ocupa o segundo lugar no grupo graças ao melhor retrospecto no confronto direto.
Portanto, um empate amanhã contra os anfitriões é suficiente para o Vietnã garantir o primeiro lugar do grupo e avançar invicto para as quartas de final. Mesmo uma derrota por dois gols ou menos contra a Arábia Saudita ainda seria suficiente para os comandados de Sang Sik conquistarem a tão desejada vaga nas quartas de final.
Segundo o site da Federação Indochinesa de Futebol (VFF), o único cenário que levaria à eliminação de seus representantes seria uma derrota acachapante contra a Arábia Saudita, como por 3 a 0 ou mais, o que resultaria em um retrospecto pior no confronto direto e menos gols que a Jordânia.
No entanto, mesmo uma derrota por 4 a 1 daria ao Vietnã Sub-23 uma chance de avançar graças à vitória por 2 a 0 no confronto direto contra a Jordânia, de acordo com a regra que aplica o critério de desempate por pontos para equipes empatadas, esclareceu ele.
O melhor desempenho dos “Golden Star Warriors” no Campeonato Asiático nesta categoria remonta a 2018, quando conquistaram a medalha de prata em Changzhou (China).
mem/mpm/hb





