Domingo, Janeiro 11, 2026
NOTÍCIA

França insta Trump a abandonar a chantagem sobre a Groenlândia

Paris, 11 jan (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, pediu hoje ao presidente dos EUA, Donald Trump, que abandone o que chamou de chantagem em relação à Groenlândia, aludindo às tentativas dos EUA de tomar a ilha dinamarquesa.

“A Groenlândia é um território europeu sob proteção da OTAN (…), a chantagem tem de parar”, sublinhou ele em declarações ao jornal Ouest France, o de maior circulação em França.

Segundo Barrot, os europeus possuem meios muito poderosos para defender seus interesses.

Desde que retornou à Casa Branca há um ano, Trump tornou o controle da enorme ilha ártica uma prioridade, dados os seus vastos recursos sob a camada de gelo que a cobre.

Há dois dias, Trump reiterou sua retórica sobre o objetivo dos Estados Unidos de tomar a Groenlândia “antes que a Rússia e a China o façam”, afirmando que o alcançará por meios lícitos ou ilícitos.

Para Barrot, a opção de uma intervenção militar – que não foi descartada pelo chefe da Casa Branca – é improvável, e nada a justificaria.

Por sua vez, os habitantes da ilha dizem que não querem ser estadunidenses, nem dinamarqueses, apenas groenlandeses, de acordo com líderes políticos locais.

mem/wmr/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa