Domingo, Janeiro 11, 2026
NOTÍCIA

Guatemala possui 105 Clubes de Ciências em 17 distritos

Cidade da Guatemala, 10 jan (Prensa Latina) A Guatemala agora possui 105 Clubes de Ciências em 17 de seus 22 distritos, uma iniciativa liderada pela vice-presidente Karin Herrera para lançar as bases para o desenvolvimento integral em todos os cantos do país.

“Estou convencida de que o conhecimento transforma vidas”, enfatizou a vice-presidente em seu perfil nas redes sociais, onde se referiu ao trabalho realizado em conjunto com a Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia (Senacyp).

“Continuamos a promover o conhecimento para que mais crianças e jovens possam descobrir todo o seu potencial”, comentou a bioquímica em sua mensagem.

“Sabemos que este é um investimento a longo prazo, a educação das crianças, que se refletirá no futuro e ajudará o país a avançar”, argumentou anteriormente o Dr. Enrique Pazos, representante da Senacyp.

“Sabemos que este é um investimento a longo prazo, a educação das crianças, que trará resultados no futuro e ajudará o país a progredir”, argumentou anteriormente o Dr. Enrique Pazos, representante da Senacyp.

“Sabemos que este é um investimento a longo prazo, na educação das crianças, que trará resultados no futuro e ajudará o país a progredir.”

Os Clubes de Ciências são projetados para estimular a curiosidade científica, fortalecer habilidades técnicas e fomentar o pensamento crítico em crianças e jovens guatemaltecos, explicaram as autoridades.

No final de julho de 2024, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, presidido por Herrera, aprovou o projeto e, em setembro do mesmo ano, o governo lançou o primeiro clube no município de Cobán, departamento de Alta Verapaz.

A vice-presidente da Guatemala expressou posteriormente sua alegria ao ver crianças e adolescentes com um brilho de curiosidade nos olhos, prontos para sonhar alto, criar e transformar seu futuro.

Segundo seus idealizadores, a iniciativa busca não apenas despertar o interesse nessas áreas, mas também preparar a próxima geração de cientistas e inovadores.

Os clubes são compostos por voluntários e contam com a colaboração de mentores de pesquisa. A vice-presidente da Guatemala convidou a todos a se tornarem padrinhos da ciência, especialmente nas escolas públicas, para compartilhar o que aprenderam, orientar as novas gerações e retribuir à sociedade o conhecimento que receberam.

jha/znc/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa