“Conversamos sobre muitos assuntos. Discutimos a situação na América Latina e a defesa da soberania”, disse a presidente em resposta a uma pergunta sobre a ligação telefônica durante sua habitual coletiva de imprensa, desta vez no estado de Guerrero, no sudoeste do país.
Sheinbaum falou com Lula sobre o acordo de segurança entre os Estados Unidos e o México e mencionou que, devido às declarações do presidente estadunidense Donald Trump, pediu ao ministro das Relações Exteriores, Juan Ramón de la Fuente, que entrasse em contato com seu homólogo no país vizinho, Marco Rubio.
“Considerando as recentes declarações do presidente Trump — que consideramos parte de seu estilo de comunicação — pedi ao ministro das Relações Exteriores, Juan Ramón de la Fuente, que entrasse em contato direto com o secretário de Estado e, se necessário, conversasse com ele”, observou ela.
Isso, esclareceu, visava “fortalecer a coordenação dentro da estrutura que já explicamos em diversas ocasiões”.
Trump afirmou ontem que atacará os cartéis no terreno, quase uma semana após a agressão de Washington contra a Venezuela, em uma operação durante a qual o presidente Nicolás Maduro foi sequestrado e levado para território norte americano para ser julgado por supostas acusações de narcoterrorismo.
Sheinbaum declarou nesta sexta-feira que também conversou com Lula sobre o acompanhamento da visita realizada em agosto passado pelo vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin, acompanhado por um grande grupo de membros do gabinete do governo e líderes empresariais do país sul-americano.
Sheinbaum afirmou nesta sexta-feira que também conversou com Lula sobre o acompanhamento da visita feita em agosto passado pelo vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin, acompanhado por um grande grupo de membros do gabinete do governo e líderes empresariais da nação sul-americana.
“Houve progressos significativos em algumas áreas de trabalho e colaboração, e esperamos fortalecer essas áreas”, afirmou a dignatária, acrescentando que o presidente do gigante sul-americano a convidou para visitar o Brasil em maio próximo, convite que ela está considerando.
Ela acrescentou que Lula está realizando um trabalho muito importante para combater a violência contra a mulher no Brasil e sugeriu que a Secretária de Assuntos da Mulher, Citlalli Hernández, entre em contato com eles para conhecer o trabalho que está sendo feito no México.
Alckmin e De la Fuente assinaram uma Declaração Conjunta no final de agosto para o monitoramento e a implementação de acordos comerciais e de investimento, bem como aqueles relacionados à agricultura, saúde e energia.
ro/las/ls





