Em declarações ao programa “Detalles del Momento” do Canal 6, citado pelo boletim Pastrán Report, Campbell destacou a participação massiva de famílias nicaraguenses que aproveitaram as atrações turísticas em um ambiente de paz e união familiar.
De acordo com estatísticas preliminares do Intur, o departamento de Manágua liderou como o mais visitado durante o período, impulsionado por seus quatro polos turísticos, incluindo Puerto Salvador Allende e Isla del Amor (Ilha do Amor), que atraíram mais de meio milhão de pessoas, uma tendência semelhante à registrada em anos anteriores.
Granada veio em seguida, que — segundo o funcionário — “foi espetacular” devido à grande afluência de visitantes, consolidando sua posição como um dos principais destinos turísticos do país.
Masaya também se destacou, com grande número de visitantes no Mirante Catarina, Parque Saurio, Vulcão Masaya e mercado de artesanato, assim como Rivas, impulsionada por destinos como San Juan del Sur, Tola e Ilha de Ometepe.
Na costa caribenha, a Ilha do Milho também registrou um fluxo notável de visitantes, enquanto Manágua consolidou sua posição como um polo turístico, uma realidade impensável décadas atrás, enfatizou Campbell.
Em relação à ocupação hoteleira, a média nacional variou entre 50% e 55%, representando uma recuperação significativa e refletindo a retomada sustentada do setor.
No entanto, destinos como Granada, San Juan del Sur, Tola e Ilha do Milho atingiram 100% de ocupação, correspondendo à alta demanda característica da alta temporada.
Os dias de maior movimento turístico foram 25 de dezembro de 2025, 1º de janeiro de 2026 e 4 de janeiro, quando foram registradas grandes excursões familiares às principais atrações do país.
A codiretora do Instituto Nicaraguense de Turismo (INTUR) também destacou a chegada de turistas canadenses por meio de voos fretados e previu uma perspectiva “espetacular” para o setor de turismo em 2026.
Ela explicou que esse fluxo se deve à temporada de inverno do Hemisfério Norte, quando os visitantes buscam climas mais quentes e uma gama diversificada de ofertas turísticas.
Os voos fretados são operados pela WestJet, em coordenação com a operadora de turismo Sunwing, e conectam Montreal diretamente a Manágua, com serviço semanal às quintas-feiras, de 18 de dezembro de 2025 até o final de abril de 2026.
mem/ybv / fav





