O país terá o maior pavilhão da região das Américas, com uma apresentação renovada e dinâmica, e a participação de todos os 32 estados da República, novas rotas, destinos emergentes e experiências autênticas, disseram fontes do evento, que acontece de 21 a 25 de janeiro.
Membros da equipe de comunicação da delegação mexicana disseram à Prensa Latina que, pela primeira vez, atividades representando a terra dos astecas e maias se estenderão pelas ruas de Madri.
Os organizadores da maior vitrine ibero-americana para o setor de turismo enfatizaram que o México estabelecerá um novo padrão, com espaços experienciais que aproximarão o público dos Pueblos Mágicos (Cidades Mágicas), da arte popular e das tradições mexicanas.
Segundo fontes da delegação, a cerimônia de inauguração do Pavilhão Mexicano acontecerá na quarta-feira, 21 de janeiro, às 11h, horário local. No dia seguinte, o Rei e a Rainha da Espanha visitarão o pavilhão na Fitur.
Entre as autoridades que participarão do evento no Centro de Exposições IFEMA-Madri estão Mauricio Kuri González, Governador de Querétaro; Daniel Altafi, Secretário de Turismo de Morelos; Alfonso Martínez Alcázar, Prefeito de Morelia, Michoacán; Estefanía Hernández, Secretária de Turismo de Playa del Carmen, Quintana Roo; e Fernando Flores, Prefeito de Metepec (cidade designada como “Pueblo Mágico”).
Josefina Rodríguez Zamora, Secretária de Turismo do México, destacou a ascensão do país no setor turístico, afirmando que a Fitur será uma oportunidade para promover sua diversidade cultural e natural, fortalecer alianças comerciais e fomentar um turismo sustentável e inclusivo que contribua para a prosperidade compartilhada.
O alto funcionário detalhou que, de janeiro a outubro de 2025, o México recebeu mais de 79 milhões de visitantes internacionais, com crescimento sustentado, em declarações feitas na Fitur.
O Secretário de Turismo também se referiu à Copa do Mundo da FIFA de 2026, que o México coorganizará com os Estados Unidos e o Canadá, como “uma grande oportunidade para mostrar nossa infraestrutura, segurança e capacidade de sediar grandes eventos, atrair investimentos estratégicos e fortalecer nosso relacionamento com o mercado europeu”.
O país convidado estará no Pavilhão 3 da Fitur, juntamente com as outras delegações latino-americanas, incluindo Cuba, que terá um estande inovador e contará, entre outros, com a presença do pentacampeão olímpico e lenda do esporte mundial Mijaín López, além de música de Isaac Delgado e sua orquestra.
mem/ft / fav





