Sexta-feira, Janeiro 09, 2026
NOTÍCIA

Incêndios devastam seis mil hectares da Patagônia argentina

Buenos Aires, 8 de janeiro (Prensa Latina) Mais de seis mil hectares de floresta nativa e áreas de ecoturismo foram consumidos por incêndios florestais nas províncias argentinas de Chubut, a mais afetada, Santa Cruz e Río Negro.

O canal de notícias C5N informou nesta tarde que o turismo, setor do qual dependem as famílias que ali vivem, foi severamente impactado. A temporada de verão, que havia acabado de começar, foi suspensa. Vilarejos turísticos tiveram que ser evacuados.

Relatórios oficiais indicam pelo menos três focos ativos de incêndio na área de Puerto Patriada e Epuyén (El Hoyo) e no Parque Nacional Los Alerces, em Chubut; na área do Túnel Inferior, no Parque Nacional Los Glaciares, em Santa Cruz; e no aterro sanitário municipal de Bariloche, em Río Negro. E eles continuam se alastrando.

Os incêndios começaram na segunda-feira e se espalharam muito rapidamente, alimentados pelas condições secas e ventosas.

O governador de Chubut, Ignacio Torres, que denunciou os incêndios como criminosos, informou que mais de 300 bombeiros estão combatendo as chamas, um esforço reforçado pelo maior avião-tanque em operação na América Latina, um Boeing 737 capaz de lançar 15 mil litros de água.

arc/mh/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa