O setor almeja uma produção total superior a 10 milhões de toneladas, 0,6% a mais que no ano anterior, embora a pesca extrativa continue a diminuir, explicou Tran Dinh Luan, Diretor-Geral do Departamento de Pesca e Fiscalização Pesqueira.
De acordo com o diretor, o volume da pesca extrativa deve chegar a aproximadamente 3,75 milhões de toneladas, 2,1% a menos que em 2025, enquanto a aquicultura deve contribuir com 6,25 milhões de toneladas, representando um aumento anual de 2,2 pontos percentuais.
Além de expandir a produção e a aquicultura de alta tecnologia e recirculação, o monitoramento ambiental e os sistemas de alerta precoce serão fortalecidos, o controle de doenças será aprimorado e a eficiência no uso da água será aumentada, afirmou.
Ademais, Dinh Luan, citado pela agência de notícias VNA, acrescentou que os controles de segurança alimentar serão reforçados em toda a cadeia de valor para atender às necessidades tanto do consumo interno quanto das exportações.
Com relação à pesca extrativa, ele disse que o setor revisará e classificará os portos e ancoradouros de pesca por escala e função, bem como sua capacidade de cumprir os requisitos de gestão de embarcações, rastreabilidade e combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.
O Departamento, acrescentou, também oferecerá consultoria sobre melhor gestão das cotas de pesca, redução gradual do número de embarcações pesqueiras e aceleração da transição dos pescadores para meios de subsistência alternativos, abandonando práticas que prejudicam os recursos marinhos e o meio ambiente.
Em 2025, a produção total de pescado do Vietnã atingiu 9,95 milhões de toneladas, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. A pesca extrativa representou 3,83 milhões de toneladas, enquanto a produção aquícola atingiu 6,1 milhões de toneladas.
As exportações vietnamitas de frutos do mar foram estimadas em um recorde de US$ 11,34 bilhões no ano passado.
mem/mpm / fav





