Quinta-feira, Janeiro 08, 2026
NOTÍCIA

Nicarágua levará energia elétrica a 21 comunidades rurais

Manágua, 7 de jan (Prensa Latina) O governo nicaraguense está promovendo o desenvolvimento do setor elétrico do país e planeja levar energia elétrica a 21 bairros e comunidades rurais neste mês, anunciou hoje.

“Restauraremos o direito ao serviço de energia elétrica para 21 comunidades e bairros rurais em municípios de todo o país”, enfatizou um comunicado oficial, ressaltando o compromisso do governo em garantir um fornecimento de qualidade para os lares nicaraguenses.

As inaugurações ocorrerão nos departamentos de Carazo, Chinandega, Estelí, Jinotega, León, Madriz, Manágua, Matagalpa e Nueva Segovia.

Segundo as informações, foram construídos 50 quilômetros de rede de distribuição elétrica, beneficiando 8.230 pessoas em 1.582 residências, com um investimento de 71.008.948 córdobas.

Este projeto foi realizado pela Companhia Nacional de Transmissão Elétrica por meio do Programa Nacional de Eletrificação Sustentável e Energias Renováveis, utilizando recursos do Tesouro da República.

Dados oficiais indicam que a Nicarágua agora possui a maior cobertura de energia elétrica da América Central, com mais de 99% de acesso ao serviço, superando Costa Rica, El Salvador, Honduras, Guatemala e Panamá.

Segundo o Ministério de Energia e Minas, somente em 2025, o governo sandinista eletrificou e levou energia elétrica a 17.516 domicílios, beneficiando diretamente 92.144 pessoas em áreas urbanas e rurais.

A fonte especificou que esse progresso consolida uma transformação estrutural do sistema elétrico nacional, considerando que em 2006 o país registrava apenas 54% de cobertura, representando um aumento de mais de 45 pontos percentuais em menos de duas décadas — um dos avanços mais rápidos da América Latina.

oda/ybv / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa