Quinta-feira, Janeiro 08, 2026
NOTÍCIA

Laos: Eleição do Comitê no Congresso do Partido Revolucionário

Vientiane, 7 jan (Prensa Latina) A eleição do 12º Comitê Central do Partido Revolucionário Popular do Laos (PRPL) é o item central da agenda do 12º Congresso Nacional do partido, que está sendo realizado nesta capital.

“Elevar a forte liderança do Partido, construir ativamente uma economia independente e autossuficiente, continuar a promover o sistema democrático popular e avançar firmemente rumo ao socialismo” é o lema que guia os trabalhos do congresso, inaugurado ontem pelo Secretário-Geral do PRPL, Thongloun Sisoulith.

O presidente do Laos também foi responsável por apresentar o Relatório Político do 11º Comitê Central, que, segundo o Vientiane Times, delineia roteiros de desenvolvimento para os próximos cinco, dez e trinta anos, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas no lema do fórum.

Para alcançar as metas estabelecidas, afirmou, as prioridades designadas para enfrentar as dificuldades econômicas e financeiras no âmbito da agenda nacional 2021-2025 devem ser integradas ao 10º Plano Quinquenal Nacional de Desenvolvimento Socioeconômico 2026-2030.

Sisoulith anunciou que, para o período que se inicia, projeta-se um crescimento econômico médio anual de, pelo menos, seis por cento, o que abrirá caminho para que o Laos deixe de ser considerado um País Menos Desenvolvido ainda este ano e facilitará uma transição tranquila nos próximos três anos.

Para impulsionar o desenvolvimento, será necessário reformar urgentemente a governança e as regulamentações, melhorar a transparência e o ambiente de negócios, acelerar a modernização e a digitalização e intensificar as ações para melhorar a eficiência e a sustentabilidade do uso da terra, da água e dos minerais, observou.

O líder do partido também previu que as fontes de energia serão diversificadas por meio do aumento da geração de energia hidrelétrica, solar, eólica e nuclear para atender à demanda interna e impulsionar as exportações.

Além disso, enfatizou, o Partido Revolucionário Popular do Laos (PRPL) aprimorará a supervisão da liderança para prevenir e combater a corrupção, eliminar brechas legais e expandir as fontes de receita, criando impulso para um desenvolvimento socioeconômico mais rápido, estável e sustentável.

Nos próximos 10 anos, acrescentou, “o Partido continuará a promover firmemente o sistema democrático popular e a fortalecer a autossuficiência e o Estado de Direito, garantindo, ao mesmo tempo, a estabilidade política, a segurança social e a justiça”.

Até 2055, quando o Partido celebrar seu centenário, a liderança da organização se empenhará para transformar o Laos em um país em desenvolvimento de renda média-alta, afirmou.

O 12º Congresso Nacional do Partido Revolucionário Popular do Laos será concluído amanhã, após três dias de trabalho, com 834 delegados representando seus 421.865 membros.

oda/mpm/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa