Segundo o vice-primeiro-ministro, isso é confirmado pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que na Rússia atingiu 9,7% em três anos, em comparação com 3,1% nos países europeus.
Novak também destacou que, em 2025, apesar de todas as incertezas na economia global, guerras comerciais e sanções sem precedentes, a economia russa demonstrou sua resiliência.
“Em nove meses, a taxa de crescimento do PIB foi de 1%. Isso corresponde à trajetória prevista pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico.
Se considerarmos os últimos três anos como um todo, a taxa de crescimento foi de 9,7%.” O que significa 9,7% em comparação com a zona do euro, por exemplo? “Ali, a taxa de crescimento em três anos é de apenas 3,1%, o que significa que a economia russa está crescendo três vezes mais rápido”, enfatizou o vice-primeiro-ministro.
Nesse sentido, ele listou os principais motores da economia russa: manufatura, engenharia mecânica, produção farmacêutica, bem como a produção de computadores, softwares e equipamentos de tecnologia da informação.
Novak indicou que as indústrias criativas também estão crescendo. “São setores que apresentam alto valor agregado. Isso é muito bom; reflete as mudanças estruturais que estão ocorrendo em nossa economia”, acrescentou o vice-primeiro-ministro.
oda/gfa / fav





