Quinta-feira, Janeiro 08, 2026
NOTÍCIA

Vietnã aspira às quartas de final em torneio asiático de futebol

Hanói, 6 de jan (Prensa Latina) A seleção sub-23 de futebol do Vietnã estreia hoje contra a Jordânia no Campeonato Asiático, uma competição acirrada na qual tem como objetivo expresso chegar, pelo menos, às quartas de final.

Embora nossos adversários sejam considerados mais fortes, jogaremos com a determinação de vencer cada partida e aspirar a avançar para as quartas de final, afirmou ontem em entrevista coletiva o técnico da seleção vietnamita, o sul-coreano Kim Sang Sik. Segundo o técnico, a competição continental que começa hoje na Arábia Saudita, e na qual a nação indochinesa competirá no Grupo A ao lado da Jordânia, Quirguistão e os anfitriões, representa uma oportunidade para a seleção sub-23 do Vietnã demonstrar sua competitividade não apenas no Sudeste Asiático, mas também em nível continental.

O melhor desempenho da seleção vietnamita nestes jogos data de 2018, quando em Changzhou (China) conseguiu conquistar as medalhas de prata. No entanto, Sang Sik opinou que “o contexto atual mudou significativamente”.

Os jogadores, as condições de preparação e o ambiente competitivo são diferentes dos de então, disse ele, e destacou que os próximos jogos serão muito difíceis e muito competitivos. Mas a equipe se preparou exaustivamente em termos de organização, condição física e moral, e ganhou confiança graças às conquistas recentes, enfatizou.

O Vietnã acaba de se proclamar, pela terceira vez, campeão dos Jogos do Sudeste Asiático e cumpriu, além disso, um longo período de preparação, no qual participou do torneio amistoso internacional Panda Cup, na China.

“Devemos manter a confiança e a convicção para ter um bom desempenho”, considerou o técnico.

A coletiva de imprensa também contou com a participação do zagueiro Pham Ly Duc, que confirmou que toda a equipe está bem preparada e se esforçará ao máximo em cada partida, com o espírito de que cada jogo é uma batalha. Nosso objetivo é chegar o mais longe possível, afirmou.

Sobre a estreia hoje contra a Jordânia, ele comentou que a comissão técnica fez uma análise exaustiva. Trata-se, disse ele, de uma equipe com muitos jogadores altos e fortes, bons em jogadas longas.

“Vamos tentar limitar seus pontos fortes e jogar com um esforço superior a 200%”, afirmou o zagueiro, citado pelo site da Federação Vietnamita de Futebol (VFF, na sigla em inglês).

Em sua sexta participação na fase final do Campeonato Asiático Sub-23 de futebol, a seleção vietnamita enfrentará a Jordânia hoje à noite, no dia 9 enfrentará o Quirguistão e disputará sua última partida da fase de grupos no dia 12 de janeiro contra o anfitrião, Arábia Saudita.

lam/mpm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa