Fontes diplomáticas indicaram que o mandatário sul-coreano visitará o antigo local do Governo Provisório da República da Coreia em Xangai, por ocasião do centenário de sua fundação.
Lee também participará de um fórum empresarial de grande escala, o segundo desse tipo durante sua atual visita, após um encontro semelhante realizado em Beijing.
No fórum empresarial sino-sul-coreano realizado ontem na capital chinesa, Lee observou que o comércio bilateral estagnou em torno de US$ 300 bilhões e pediu que se explorassem novos motores de crescimento.
O evento foi organizado pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional e pela Câmara de Comércio e Indústria da Coreia, e reuniu cerca de 400 representantes governamentais e empresariais.
Os participantes do fórum destacaram um ambiente favorável para o intercâmbio direto entre empresas dos dois países, com uma interação fluida entre os setores privado chinês e sul-coreano.
Lee iniciou em 4 de janeiro uma visita de Estado de quatro dias à China, acompanhado por uma delegação econômica composta por mais de 200 pessoas, incluindo executivos dos principais conglomerados empresariais de seu país.
A mídia sul-coreana informou que ambas as partes assinaram nove memorandos de entendimento em áreas como bens de consumo, conteúdo cultural e cadeias de abastecimento.
Lee afirmou que setores como produtos de consumo, conteúdo cultural e inteligência artificial podem se tornar novos pilares da cooperação econômica bilateral.
O presidente sul-coreano destacou que as tecnologias voltadas para o futuro, lideradas pela inteligência artificial, podem elevar a cooperação bilateral a um novo patamar.
Analistas chineses apontaram que, apesar dos desafios decorrentes da concorrência econômica e do ambiente internacional, o mercado chinês continua sendo difícil de substituir para a Coreia do Sul.
Dados oficiais indicam que a China tem sido, por 21 anos consecutivos, o principal parceiro comercial da Coreia do Sul, com um comércio bilateral que se mantém acima de US$ 300 bilhões por ano.
lam/idm/mb





