Quarta-feira, Janeiro 07, 2026
NOTÍCIA

Recuperação dos corais melhoraria a alimentação mundial

Havana, 6 de jan (Prensa Latina) Um novo estudo científico publicado na revista PNAS indica que recuperar os recifes de coral seria vital para fortalecer a segurança alimentar global, pois grandes populações de peixes seriam recuperadas.

Essa recuperação poderia proporcionar aos países entre 20 mil e até 162 milhões de porções adicionais sustentáveis, suficientes para atender à ingestão recomendada de produtos do mar para vários milhões de pessoas por ano, de acordo com a análise.

Os maiores benefícios seriam observados em regiões que sofrem com maior fome e deficiências de micronutrientes, como partes da África e do sudeste asiático, sendo a Indonésia a região com o maior benefício potencial.

De acordo com Sean Connolly, cientista do Instituto Smithsonian de Pesquisas Tropicais e coautor do estudo, existe uma correlação positiva entre o aumento potencial no número de porções de peixe com a recuperação das populações e o índice global de fome dos países.

Portanto, as nações com os maiores índices de desnutrição poderiam se beneficiar mais com a recuperação das populações de peixes de recife.

O estudo mostra que os recifes de coral em todo o mundo poderiam aumentar a produção pesqueira sustentável em quase 50% se as populações de peixes pudessem se recuperar.

Ele abrange recifes do Caribe, África, Pacífico e Sudeste Asiático. Países como Panamá, Quênia, Madagascar, Filipinas, Indonésia, Jamaica ou Maurício, onde muitas comunidades dependem do peixe de recife.

Entre os inúmeros aspectos relevantes decorrentes desta pesquisa, destaca-se o fato de que os benefícios vão além da conservação ambiental, uma vez que uma gestão eficaz dos recifes tem efeitos mensuráveis na saúde pública, nutrição e resiliência comunitária.

Também se destaca o fato de que os recifes de coral fazem muito mais do que sustentar a biodiversidade, pois para milhões de pessoas eles fazem parte de sua segurança alimentar, de sua economia diária e de sua identidade cultural.

Conseguir a restauração desses ambientes poderia alimentar milhões de pessoas se a humanidade parasse de explorá-los excessivamente.

mem/dla/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa