Trata-se do estimulador elétrico de baixa frequência e dois canais Stimul-W, desenvolvido pela empresa Combiomed, afiliada à Biocubafarma, que possui registro sanitário em Cuba, México e Venezuela.
Lançado em 1998, o Stimul-W da Combiomed tem sido utilizado principalmente em instituições de ensino médio e superior para fins de pesquisa e tratamento de úlceras venosas, pé diabético, anemia falciforme, feridas deiscentes e osteomielite crônica, disse o tecnólogo.
Em maio de 2024, o equipamento foi introduzido em 188 centros psicopedagógicos e lares de idosos; e em agosto de 2025, em 451 policlínicas, além de outras 400 unidades entregues à empresa Ensume.
Durante o habitual encontro do presidente cubano Miguel Díaz-Canel com especialistas e cientistas para abordar temas de saúde, foi apresentada uma Avaliação da eficácia e protocolo de implementação deste dispositivo, destaca o jornal Granma.
Como parte do intercâmbio, a Dra. Yamilé Valdés, pesquisadora do Instituto de Endocrinologia, apresentou considerações sobre um estudo de eficácia para a ampliação do uso do Stimul-W, especificamente em adultos com sintomatologia articular, após a fase aguda da chikungunya.
Ela explicou que o objetivo principal do estudo é demonstrar a eficácia deste equipamento médico no tratamento de adultos com sintomatologia articular, com base na estimulação elétrica mais cuidados convencionais, em comparação com o padrão de cuidados convencionais da chikungunya.
A especialista explicou que se concebe o estabelecimento de um protocolo de atuação com um procedimento padronizado para a aplicação do estimulador elétrico com o objetivo de aliviar a sintomatologia articular após a fase aguda da doença, fundamentalmente inflamação e dor no ombro, mão, joelho e tornozelo.
Além disso, concebe, inicialmente, um Protocolo de intervenção sanitária e levantamento de dados, com uma avaliação dos resultados do protocolo de ação, em profissionais de saúde das províncias de Havana e Matanzas, levando em conta o princípio de que também é preciso cuidar dos cuidadores.
mem/alb/mb





