O Comunicaciones treina sob o comando do chileno Marco Antonio “El Fantasma” Figueroa, que em sua primeira entrevista anunciou mudanças importantes no trabalho, com treinos pela manhã e retorno à academia à tarde.
“Já é hora de conversar com os jogadores que não querem continuar e tomar minhas decisões”, refletiu o técnico sobre os atletas que não estão comprometidos com seu projeto.
Não levarei em conta a idade, farei isso com atletas que estejam à altura da instituição, do que é o Comunicaciones. Preciso de jogadores com capacidade de reverter o mau momento que o clube está passando, acrescentou.
Eles vão respeitar a camisa e a instituição. O que procuro são jogadores que sejam leais ao Comunicaciones, enfatizou Figueroa, que chegou à terra do quetzal depois de treinar por quase quatro anos a seleção nacional da Nicarágua.
Os Albos, sempre favoritos, para surpresa de muitos, terminaram na lanterna do último torneio, situação que o chileno busca reverter em sua segunda passagem pelos brancos, após uma breve passagem em 2001, quando comandou nove partidas.
Os Rojos, por sua vez, anunciaram a saída de quatro jogadores: o artilheiro hondurenho Eddie Hernández, o também atacante panamenho Davis Contreras, bem como os zagueiros Carlos Salvador Estrada e Mathius Gaitán.
Os dois primeiros, segundo o time Escarlata, saem definitivamente, enquanto os segundos serão emprestados a outros times para que possam ter um crescimento pessoal e profissional.
O Municipal está há duas temporadas consecutivas disputando a final, sem conseguir levantar o seu 33º troféu, o que o colocaria sozinho na liderança do país, algo que eles esperam concretizar em breve.
O bicampeão Antigua GFC mantém o seu elenco, tendo confirmado apenas as renovações do técnico argentino Mauricio Tapia, do meio-campista José Rosales e do atacante argentino Juan Apaolaza.
Outro dos fortes, o Xelajú MC, além da incorporação do mexicano Roberto Hernández como técnico e do meio-campista panamenho Yair Jaén, divulgou a saída do ponta esquerda brasileiro Romario Da Silva.
O Deportivo Achuapa contratou o técnico mexicano Rafael Loredo, o zagueiro Carlos Mejía e o artilheiro trinitário Jomal Williams.
O Cobán Imperial, após a renúncia do argentino Sebastián Bini como técnico, contratou para o cargo o uruguaio Martín García, além de contratar o zagueiro paraguaio Marcos Acosta.
O Clausura 2026 terá início na próxima quarta-feira, dia 21, com o encerramento da fase regular previsto para 3 de maio.
lam/znc/mb





