Quarta-feira, Janeiro 07, 2026
NOTÍCIA

Chancelaria da Rússia denuncia perseguição de navios petroleiros

Moscou, 6 de janeiro (Prensa Latina) O petroleiro Mariner está sendo perseguido por navios de guerra dos EUA e da OTAN, e a operação está ocorrendo longe da costa dos EUA, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

A Rússia está monitorando de perto a situação em torno do Mariner, que ostenta sua bandeira e navega em águas internacionais no Atlântico Norte, disse o Ministério das Relações Exteriores à imprensa nesta terça-feira.

Um navio da Guarda Costeira dos EUA está monitorando a embarcação há vários dias, apesar de ela estar a aproximadamente 4.000 quilômetros da costa dos EUA.

O Ministério observou que o Mariner navega sob a bandeira russa e cumpre integralmente o direito marítimo internacional. Diplomatas russos expressaram sua esperança de que os países ocidentais respeitem os princípios proclamados da liberdade de navegação em alto-mar.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou anteriormente que Washington continuaria apreendendo petroleiros, citando a luta contra o narcotráfico.

No final de dezembro, a mídia americana noticiou que a tripulação de um petroleiro que fugia das forças americanas no Oceano Atlântico teria pintado uma bandeira russa a bordo da embarcação para obter proteção da Rússia.

rc/gfa/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa