Quarta-feira, Janeiro 07, 2026
NOTÍCIA

Guatemala lidera em redes móveis em comparação com outros países

Cidade da Guatemala, 5 de janeiro (Prensa Latina) A Guatemala está à frente na implantação de redes móveis 5G em comparação com o restante da América Central, destacou hoje uma fonte confiável em entrevista a um veículo de imprensa local.

Na América Latina, o país está entre os quatro primeiros, que inicialmente incluíam Brasil, Chile e Uruguai, enfatizou Lourenço Lanfranchi, vice-presidente da Ookla para a região, que visitou o país e respondeu a diversas perguntas do jornal Prensa Libre.

Há uma cobertura mais ampla e melhor qualidade, considerando não apenas a velocidade, mas também a experiência do usuário, por exemplo, o tempo de carregamento de um site ou durante uma sessão de vídeo, streaming de vídeo ou videoconferência, explicou.

Ele acrescentou que essas condições significam que, na América Latina, “vemos que muitas pessoas não têm acesso à banda larga fixa e sua única maneira de acessar a internet é por meio de redes móveis”.

Ter uma rede de boa qualidade é muito importante. Nos departamentos guatemaltecos de Quiché e Alta Verapaz, a qualidade é inferior, mas a implementação do 5G permitiu que muitas pessoas tivessem um serviço melhor, explicou.

Existe uma relação direta entre a redução da exclusão digital e a melhoria da economia de uma nação, pois isso possibilita mais serviços eletrônicos: trabalho e vendas em casa, telemedicina, entre outros, detalhou Lanfranchi.

Ele mencionou que fatores como geografia, infraestrutura, dispositivos, educação e desigualdade de gênero podem afetar a qualidade, algo que as análises demonstram, disse o vice-presidente da Ookla, empresa americana conhecida pelo aplicativo Speedtest, ao veículo de comunicação.

Como fatores positivos na Guatemala, ele destacou que os serviços móveis com 5G são muito estáveis.

Portanto, acrescentou, a qualidade é igual e consistente em todo o país. Independentemente do departamento, há pouca diferença entre Quiché ou Alta Verapaz e a capital.

Quando comparado ao Peru, Colômbia e México, o contraste regional é significativo, observou o especialista.

Em relação ao investimento em redes fixas, ele destacou que este ficou um pouco atrás do Panamá, Costa Rica, Equador e Peru.

O Chile e, posteriormente, o Brasil foram os primeiros a começar; ambos fizeram progressos consideráveis, afirmou Lanfranchi.

jha/znc/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa