Quinta-feira, Janeiro 08, 2026
NOTÍCIA

Cuba: Academia de Belas Artes condena ataque à Venezuela

Havana, 5 jan (Prensa Latina) O que está acontecendo na Venezuela é muito perigoso para a comunidade internacional, disse Julio César Pérez, diretor da Academia Cubana de Belas Artes de San Alejandro, à Prensa Latina hoje, durante uma assembleia matinal especial realizada na instituição.

A iniciativa, patrocinada pelo Centro Nacional de Escolas de Arte (Cneart), foi estendida a todas as escolas de arte do país, com o objetivo de trocar ideias com os alunos sobre a situação atual na América Latina e no resto do mundo.

“Queremos que os alunos estejam cientes de que o que está acontecendo com a Venezuela poderia acontecer com qualquer país do mundo, especialmente com o nosso, que já está sendo ameaçado pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio”, declarou Julio César Pérez.

Nos próximos dias, alunos de San Alejandro, academia localizada no município de Marianao, em Havana, pintarão dois murais em tela retratando a declaração da América Latina como zona de paz.

Será uma intervenção de alunos do ensino fundamental e médio, cujo resultado final será submetido ao Centro Nacional de Artes (Cneart), que posteriormente realizará uma exposição e um evento cultural multidisciplinar.

Da mesma forma, as seis escolas nacionais do país planejarão suas próprias apresentações sobre como abordar o tema.

Nas palavras do Cneart, “Nossa arte e nossa vocação cultural estão unidas na defesa da soberania, da paz e da autodeterminação dos povos.”

jha/vnl/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa