Quarta-feira, Janeiro 07, 2026
NOTÍCIA

Barcelona confirma liderança e um jogador da base salva Real Madrid

Madri, 5 jan (Prensa Latina) Os dois gigantes do futebol espanhol resolveram partidas difíceis, deixando a tabela da LaLiga inalterada, com o Barcelona na liderança hoje com quatro pontos de vantagem sobre o Real Madrid.

Por Fausto Triana

A décima oitava rodada do torneio também teve outro componente: as semifinais, que o Barça disputará contra o Athletic Bilbao nesta quarta-feira, e na quinta-feira, no clássico madrilenho entre Real Madrid e Atlético de Madrid, na Arábia Saudita, pela Supercopa da Espanha.

Ainda assim, o Barcelona não conseguiu conter o aguerrido Espanyol no dérbi catalão. Os Pericos, como é conhecido o segundo time da região leste, não só se mantiveram firmes com uma defesa resoluta, como também desperdiçaram pelo menos quatro oportunidades claras de gol.

No entanto, o técnico alemão do Barcelona, Hansi Flick, acertou nas mudanças feitas após os 60 minutos. Primeiro, Dani Olmo, na entrada da área, após um ótimo passe de Fermín, marcou um golaço aos 86 minutos e, pouco depois, aos 90 minutos, o polonês Robert Lewandowski fez 2 a 0.

Outro teste de fogo aguardava o Real Madrid contra o Betis de Sevilha, com o fator agravante da lesão do artilheiro da partida, o francês Kylian Mbappé. Xabi Alonso, o treinador do Real Madrid, deu a Gonzalo García, de 21 anos e formado na academia do clube, a sua primeira oportunidade como titular, e ele respondeu brilhantemente. Um hat-trick decisivo, incluindo um dos seus golos de grande qualidade característicos, um meio-voleio de fora da área.

Raúl Asencio, outro jogador da base, e Fran García marcaram os dois gols restantes para a “casa branca”, em uma retumbante vitória por 5 a 1 sobre um Betis atônito, apesar de alguns bons momentos e um gol do colombiano Cucho Hernández.

O Athletic Bilbao conseguiu apenas um empate em 1 a 1 contra o Osasuna, em uma atuação decepcionante antes do confronto contra o Barcelona em uma das semifinais da Supercopa.

O Villarreal obteve um ótimo resultado com a vitória por 3 a 1 sobre o Elche, com gols de Moleiro, Mikaudadze e Peraza, mantendo-se na disputa pelo terceiro lugar com o Atlético de Madrid.

Com a condição física de Mbappé ainda incerta, sendo uma grande dúvida para a semifinal da Supercopa contra o Atlético de Madrid nesta quinta-feira, o Atlético de Madrid tropeçou ontem e conseguiu apenas um empate em 1 a 1 contra a Real Sociedad.

Em todo caso, esse revés para a equipe de Cholo Simeone pode ser um incentivo adicional para a partida contra o Real Madrid.

ro/ft/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa