O presidente fez o anúncio durante um evento econômico realizado no Centro de Congressos de Istambul, onde destacou o desempenho do setor exportador como um dos pilares do crescimento econômico nacional.
Erdogan especificou que as exportações de mercadorias aumentaram 4,5% em comparação com o ano anterior e observou que o Governo espera que o valor total das exportações de bens e serviços atinja US$396,5 bilhões em 2025.
O presidente enfatizou que a economia turca manteve um crescimento ininterrupto por 21 trimestres consecutivos e observou que a taxa de crescimento ficou em 3,7% no terceiro trimestre de 2025.
Ele também indicou que dezembro estabeleceu um novo recorde mensal de exportações, com um volume de US$26,4 bilhões.
Em suas declarações, o chefe de Estado afirmou que os objetivos econômicos do país, incluindo o comércio exterior, não podem ser avaliados isoladamente do contexto internacional.
Nesta era de globalização, em que o mundo se tornou uma aldeia global e os destinos da humanidade estão mais interligados do que nunca, todos os eventos, positivos ou negativos, também nos afetam, observou ele.
Erdogan alertou que a incerteza, os entraves econômicos e a crescente concorrência global afetam a Turquia, assim como afetam outros países, e acrescentou que a localização geográfica do país o coloca no centro dos principais eventos da agenda internacional, uma realidade que, segundo ele, continuará a moldar o cenário ao longo de 2026.
ode/fm/hb





