De acordo com a Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD), esses eventos, que testaram a capacidade de resposta da agência, afetaram 285.100 famílias em todo o país.
Durante o ano, segundo a fonte, foram atendidos 1.280 incêndios florestais, que danificaram quase 12.000 hectares; 1.258 deslizamentos de terra; 684 inundações; 575 tempestades de vento; 258 enchentes repentinas; e 45 eventos associados a terremotos ou atividade vulcânica.
A UNGRD também observou que, graças a acordos com a Força Aeroespacial Colombiana e a Polícia Nacional, resgates, evacuações, transporte aéreo, sobrevoos e apoio logístico foram realizados em áreas de difícil acesso, salvando vidas e permitindo o acesso oportuno a comunidades isoladas.
Somente para lidar com a escassez de água, a UNGRD forneceu 72.811.605 litros de água potável, garantindo o acesso a esse recurso para 1.866.852 pessoas afetadas por emergências em diversas regiões do país.
A capacidade operacional do país também foi projetada internacionalmente, acrescentou a agência.
Por meio da UNGRD e de outras entidades, a Colômbia forneceu apoio humanitário e técnico ao Haiti, à Jamaica e a Cuba após o furacão Melissa, no âmbito dos mecanismos regionais de cooperação para a gestão de riscos de desastres.
rgh/ifs / fav





