Terça-feira, Dezembro 23, 2025
NOTÍCIA

Liberam 18 soldados retidos por moradores de Chocó, Colômbia

Bogotá, 23 dez (Prensa Latina) Após permanecerem 36 horas retidos por uma comunidade indígena no departamento de Chocó, 18 militares da 15ª Brigada do Exército Nacional da Colômbia foram libertados, conforme confirmado hoje pela entidade militar.

A libertação dos soldados foi conseguida graças a uma comissão humanitária integrada pela Secretaria do Governo Departamental, a Secretaria do Governo de Carmen de Atrato, a Defensoria do Puelo e a Federação das Associações de Conselhos Indígenas de Chocó, após cerca de quatro horas de diálogo, informou o comunicado.

O ministro da Defesa, Pedro Sánchez, rejeitou categoricamente na véspera o que classificou como um sequestro.

Ele informou que os militares foram cercados por cerca de 200 pessoas e levados à força, contra sua vontade, para um reservado indígena, enquanto realizavam operações contra o Exército de Libertação Nacional (ELN).

“Essas operações têm como objetivo proteger a população civil — especialmente as comunidades indígenas — contra ameaças como o recrutamento de menores, o deslocamento forçado e outros atos associados à violência, bem como responder aos Alertas Precoces emitidos pela Defensoria do Povo”, explicou o ministro.

Ele comentou ainda que a retenção dos soldados constitui mais de um crime grave, entre os quais se encontram a obstrução da função pública e outros tipos de crimes agravados, por se tratar de servidores públicos no cumprimento de uma missão constitucional.

“Nenhuma causa ou mecanismo de pressão social justifica a privação da liberdade ou a violação dos direitos humanos dos nossos militares”, afirmou.

mem/ifs/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa