Por Fausto Triana
Em entrevista exclusiva hoje à Prensa Latina, a conselheira de Turismo de Cuba para a Espanha e Portugal, Niurka Pérez Denis, destacou a presença de dois pilares do esporte e da cultura da ilha caribenha no evento de Madri.
O pentacampeão olímpico de luta greco-romana e uma das estrelas do esporte cubano de todos os tempos, Mijaín López, e o popular músico Isaac Delgado com sua orquestra serão atrações adicionais no estande da maior das Antilhas na Fitur, no IFEMA, o maior recinto de feiras da Espanha.
O México será o País Parceiro Convidado no evento programado para os dias 21 a 25 de janeiro, no qual Cuba terá um estande de 247 metros quadrados, com um design inovador, interativo e com maior uso de tecnologias.
Sobre o protagonismo mexicano na Fitur, Pérez Denis destacou que existe uma aliança histórica, além da competitividade, tanto com o México quanto com a República Dominicana e outros países latino-americanos, na promoção de destinos múltiplos.
Ele aproveitou para destacar que tanto Mijaín López quanto Isaac Delgado, além de “embaixadores da nossa cultura e do esporte, representam regiões cubanas” no esforço de fornecer informações atualizadas sobre o portfólio de produtos para a temporada de inverno e verão de 2025-2026.
A música a cargo de Isaac e seu grupo servirá para animar, por exemplo, o lançamento do festival Jossone Varadero, no belo balneário cubano, precedido pela apresentação da região ocidental, precisou a funcionária.
Acrescentam-se as zonas oriental e central da ilha, juntamente com atividades relacionadas com as excelências do rum e do tabaco cubanos, além de diferentes degustações.
O estande cubano será inaugurado no dia 21 de janeiro com o corte da fita pelo ministro do Turismo de Cuba, Juan Carlos García Granda, em um encontro internacional que reunirá delegações de mais de 80 países.
Na medida em que a Espanha se consolidou como a segunda potência mundial do turismo, atrás da França, cresce o interesse pela Fitur, que nos últimos anos se posicionou como plataforma de lançamento dos destinos latino-americanos.
Assim, a República Dominicana, o Equador, a Guatemala, o Brasil e agora o México lideraram esses encontros nos últimos anos.
Niurka Pérez Denis ponderou os laços de amizade que existem com a Espanha e Portugal, como valores agregados para consolidar uma recuperação sustentada dos viajantes desses países para Cuba.
lam/ft/bm





