“Até agora, ninguém falou seriamente sobre essa iniciativa, não se está trabalhando nisso”, declarou Ushakov neste domingo aos representantes da imprensa.
O enviado especial presidencial russo para a cooperação econômica com países estrangeiros, Kiril Dmítriev, se reuniu no sábado em Miami com o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e o genro do presidente norte-americano, Jared Kushner. Ao final da reunião, Dmítriev classificou as conversas como construtivas.
Um dia antes, Witkoff se reuniu em Miami com o secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Rustem Umérov.
Ushakov admitiu que não sabe se a delegação ucraniana ainda está em Miami e ignora as mudanças que a proposta de paz dos Estados Unidos sofreu como resultado das recentes discussões com representantes da Ucrânia e da União Europeia, mas não escondeu seu ceticismo a esse respeito.
“Estou mais do que convencido de que os europeus, juntamente com os ucranianos, introduziram e estão tentando introduzir cláusulas que certamente violam os acordos previamente alcançados e prejudicam as chances de se alcançar uma paz duradoura”, afirmou.
mem/gfa/mb





