“Ele foi muito mal, mostrando o quão enganador, inseguro e odioso ele é em relação à América Latina e ao Caribe”, escreveu o diplomata venezuelano em sua conta no Telegram.
Gil destacou que Rubio passou 14 anos como senador e “um ano como Secretário de Estado sem apresentar uma única conquista em política externa”.
Ele afirmou que Rubio é especialista em promover golpes de Estado, intervenções, guerras intermináveis e “mudança de regime”, e pretende arrastar os Estados Unidos por esse caminho, ignorando a opinião da maioria do povo americano, que rejeita essas empreitadas.
O Ministro das Relações Exteriores da Venezuela afirmou que essa política “levou os Estados Unidos ao fracasso no mundo e deixou um rastro de sangue e morte por todo o planeta”. Ele enfatizou que Rubio é um aliado da extrema-direita mais corrupta da América Latina e que seu discurso de ódio contra a América Latina e o Caribe é um retumbante fracasso político e moral.
“Rubio não serve aos interesses dos Estados Unidos; ele serve às máfias de Miami que financiam seu lobby. É por isso que ele mente”, ressaltou.
Ele indicou que a verdade “já foi exposta, explicitamente declarada por eles: ‘…devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, terras e outros bens que nos foram roubados…’”.
Todos os seus ataques e “notícias falsas” visam roubar o petróleo, as terras, os minerais e os recursos da Venezuela, observou.
Da Venezuela, disse o Ministro das Relações Exteriores, unimo-nos ao clamor do povo dos Estados Unidos e dizemos: “Não à guerra pelo petróleo! Não à guerra pelo petróleo! Não ao sangue pelo petróleo! América Latina e Caribe: uma zona de paz.”
mem/jcd/bj





