Sábado, Dezembro 20, 2025
NOTÍCIA

Festival de Rumba Chano Pozo Continua em Cuba

Havana, 20 dez (Prensa Latina) Organizado pela Casa de Cultura Joseíto Fernández, em Havana, o Festival de Rumba Chano Pozo, dedicado à promoção deste gênero musical dançante, continua hoje.

Como parte do evento, está programada para este sábado uma competição de dança para crianças de grupos sediados em Havana, como Los Componedorcitos de Bateas, Fantasía e Ebano Eshi Laroye.

Também acontecerá um encontro artístico e literário, com o espetáculo “Minha Rumba na Comunidade”, no qual jovens e adultos dançarinos de rumba dos grupos Paso de Calle e Abba Ilú competirão.

Esta noite, a companhia de dança Banrarra e o grupo musical Descendencia Rumbera se apresentarão no pátio La Guantanamera da Casa de Cultura.

Em 2016, a rumba cubana, uma mistura festiva de dança e música, com todas as suas práticas culturais inerentes, foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

A música e os movimentos da rumba cubana estão essencialmente ligados à cultura africana, mas também possuem alguns elementos característicos da cultura caribenha e do flamenco espanhol.

A rumba surgiu em bairros marginalizados de algumas cidades do oeste de Cuba, como Havana e Matanzas, bem como perto de alguns portos e em favelas, tornando-se especialmente popular em áreas rurais habitadas por comunidades de africanos escravizados.

Espalhando-se do oeste para o leste do país, tornou-se um importante símbolo de uma camada marginalizada da sociedade cubana e de sua identidade.

Esse elemento do patrimônio cultural cubano é uma expressão de um espírito de resistência e autoestima, bem como um instrumento de sociabilidade que enriquece a vida das comunidades que a praticam. A performance da rumba abrange formas de comunicação verbal e gestual: canções, movimentos, palmas, danças e uma linguagem corporal específica.

Os instrumentos de percussão, ferramentas de trabalho e utensílios domésticos usados ​​na música rumba são parte integrante dessa prática cultural.

A prática da rumba cubana é transmitida de geração em geração dentro das famílias e entre vizinhos.

jha/mml/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa