Sexta-feira, Dezembro 19, 2025
NOTÍCIA

Índia e Cuba reforçam cooperação em medicina tradicional

Nova Delhi, 19 dez (Prensa Latina) A Índia e Cuba reforçaram sua cooperação na área de Ayurveda por ocasião da Cúpula Mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS) em medicina tradicional, que termina hoje aqui.

Representantes de ambos os países assinaram um memorando de entendimento para fortalecer a colaboração em Ayurveda por meio de um Grupo de Trabalho Conjunto liderado pelo Instituto de Ayurveda de toda a Índia (AIIA), para impulsionar a colaboração no desenvolvimento curricular, a integração na saúde pública, a formação em Panchakarma e a coerência regulatória em Ayurveda, de acordo com autoridades da nação sul-asiática.

Este passo está ligado ao esforço do país sul-asiático para continuar a cooperação mundial em matéria de medicina tradicional, que foi impulsionada na reunião dos países membros da OMS em Delhi em encontros bilaterais com representantes de 16 nações.

Na véspera, a Cúpula entrou em uma fase decisiva com deliberações de alto nível sobre ciência, investimento em pesquisa, inovação, segurança, regulamentação e integração no sistema de saúde, reafirmando o papel da Medicina Tradicional como um contribuinte fundamental para um ecossistema de saúde global equitativo, resiliente e centrado nas pessoas.

Sob o tema Restaurando o equilíbrio: a ciência e a prática da saúde e do bem-estar, as sessões se alinharam estreitamente com a Estratégia Mundial de Medicina Tradicional da OMS 2025-2034, recentemente adotada, traduzindo a visão estratégica em vias implementáveis para países e comunidades.

Também foi destacado o papel da pesquisa científica para o avanço da Medicina Tradicional em nível mundial, a importância do investimento sustentado, a inovação, a harmonização metodológica e a colaboração internacional.

Os debates abordaram, além disso, ensaios clínicos de sistemas completos e multimodais, projetos pré-clínicos transdisciplinares, pesquisa em ciências sociais e implementação, metodologias indígenas descolonizadoras, bem como considerações éticas, desinformação e a tradução de evidências em políticas e práticas, entre outros temas.

otf/lrd/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa