“Reiteramos nossa solidariedade ao povo venezuelano diante das dificuldades que enfrenta e nosso apoio às políticas do governo de Nicolás Maduro, voltadas à defesa dos interesses nacionais e da soberania da pátria”, declarou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta quinta-feira, comentando a situação em evolução na Venezuela.
O comunicado também observa que Moscou está atenta à escalada deliberada das tensões em torno da Venezuela e expressa sua particular preocupação com as ações que representam uma ameaça ao transporte marítimo internacional.
“Observamos a escalada contínua e deliberada das tensões em torno da Venezuela, a natureza unilateral dessas decisões, que representam uma ameaça ao transporte marítimo internacional, é particularmente alarmante”, enfatizou a missão diplomática.
A Rússia espera que o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, não cometa um erro fatal ao agravar a situação em torno da Venezuela, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo.
“Esperamos que o governo Trump, conhecido por sua abordagem racional e pragmática, não cometa um erro fatal e se abstenha de mergulhar ainda mais em uma situação que ameaça consequências imprevisíveis para todo o Hemisfério Ocidental”, enfatizou o Ministério das Relações Exteriores.
Por fim, o comunicado da missão diplomática observa que a Rússia insiste em tomar medidas para reduzir a tensão e defende a normalização do diálogo entre Washington e Caracas.
“Defendemos consistentemente a normalização do diálogo entre Washington e Caracas.” “Estamos convencidos de que é necessário tomar medidas para reduzir a tensão e encontrar soluções para os problemas e divergências existentes de forma construtiva e em conformidade com o direito internacional”, enfatizou o Ministério das Relações Exteriores russo.
Além disso, a América Latina e o Caribe devem permanecer uma zona de paz que garanta o desenvolvimento estável e independente dos países da região, acrescentou o comunicado.
mem/gfa / fav





