Fontes médicas, citadas pela imprensa, precisaram que Saeed Abdeen, nascido há um mês, faleceu na zona de Al-Mawasi, localizada no sul do enclave costeiro.
Elas indicaram que, com essa morte, somam-se 13 vítimas fatais como resultado do inverno e da recente tempestade Byron que atingiu a Faixa.
A agência oficial de notícias palestina alertou que esse número “reflete a gravidade da situação humanitária no setor, especialmente para crianças e pessoas deslocadas que vivem em barracas frágeis e mal equipadas para suportar o frio”.
Denunciou que os habitantes do território sofrem com a falta de abrigo e tratamento médico.
No entanto, ontem, o jornal internacional em árabe Asharq Al-Awsat elevou o número de mortos devido ao frio e às chuvas para 17, incluindo quatro menores.
Nos últimos dias, várias ONGs, agências da ONU e países criticaram a situação humanitária em Gaza, onde a crise continua apesar do cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro.
À destruição causada pelos ataques sistemáticos de Israel, somaram-se as baixas temperaturas e as fortes chuvas que destruíram milhares de tendas, bem como as restrições impostas pelo governo de Benjamin Netanyahu à entrada de produtos essenciais.
npg/rob/bm





