A coordenadora departamental da referida organização juvenil em Manágua, Hanny Montenegro, durante uma marcha nesta capital em homenagem ao libertador Simón Bolívar, destacou que a mobilização simboliza o apoio incondicional da Nicarágua à Venezuela.
“O significado desta caminhada é por Bolívar e por todos os povos que hoje enfrentam tentativas de ultraje, para continuar defendendo as lutas livres e soberanas da Venezuela e da Nossa América”, afirmou.
Ela destacou que, sob a liderança dos copresidentes Daniel Ortega e Rosario Murillo e do presidente venezuelano Nicolás Maduro, as novas gerações mantêm vivo o sonho de uma região unida e soberana, resistindo com firmeza a qualquer tentativa de interferência estrangeira.
Como Juventude Sandinista, mostramos nosso apoio contundente ao nosso irmão povo da Venezuela, povo que tentaram ultrajar, mas sabemos que a dignidade está presente nesse povo e o espírito de Bolívar está em cada um deles”, expressou Montenegro.
Por sua vez, o jovem Álex Galeano expressou que a Venezuela conta com o apoio do povo nicaraguense, ao mesmo tempo em que destacou a irmandade entre os dois países.
O embaixador da Venezuela na Nicarágua, Francisco Javier Arrúe, durante um discurso no parlamento em homenagem a Bolívar no 195º aniversário de sua morte, agradeceu a irmandade e a solidariedade inabalável da Nicarágua diante dos recentes anúncios de Washington sobre um bloqueio à Venezuela.
A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) indicou nesta quarta-feira em um comunicado que o anúncio de um bloqueio total e a apropriação forçada dos recursos venezuelanos, anunciados na terça-feira pelo presidente Donald Trump, constituem um ato de agressão internacional.
Ele destacou que essa declaração “viola de forma grosseira e flagrante a Carta das Nações Unidas, o Direito Internacional e os princípios mais elementares de coexistência entre os Estados”.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, alertou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, sobre a escalada de ameaças contra seu país por parte dos Estados Unidos e suas graves implicações para a paz regional.
mem/ybv/bm





