O referido acordo visa fortalecer e desenvolver ainda mais a integração econômica e comercial, aumentar o comércio entre os dois países através da redução das barreiras comerciais e da criação de um quadro estável, bem como gerar oportunidades em todos os principais setores da economia, impulsionar o crescimento, criar empregos e fomentar os investimentos.
Ambos os países também adotaram o documento de visão conjunta sobre cooperação marítima, que prevê o reforço da colaboração no âmbito da segurança marítima regional, da economia azul e do uso sustentável dos recursos oceânicos.
Da mesma forma, assinaram um memorando de entendimento no âmbito do Patrimônio Marítimo e dos Museus, para estabelecer uma parceria que permita o apoio aos museus do ambiente marinho, incluindo o Complexo Nacional do Patrimônio em Lothal.
Isso facilitará, igualmente, o intercâmbio de artefatos e conhecimentos especializados, exposições conjuntas, pesquisa e desenvolvimento de capacidades para promover o patrimônio compartilhado, impulsionar o turismo e fortalecer os laços culturais bilaterais.
As partes também concretizaram um documento-quadro que abrange a agricultura e os setores afins da pecuária e da pesca, que estabelece, por sua vez, o compartilhamento de avanços na ciência e tecnologia agrícolas, a melhoria da horticultura, os sistemas de cultivo integrados e a microirrigação.
Além disso, assinaram um memorando de entendimento em Educação Superior para facilitar o intercâmbio de professores, pesquisadores e acadêmicos e desenvolver pesquisas conjuntas em áreas de interesse mútuo.
Por fim, concordaram com um programa executivo de cooperação no cultivo de milho e inovação agroalimentar que permite combinar a experiência científica da Índia e as condições agroclimáticas favoráveis de Omã para impulsionar a produção, a pesquisa e a promoção do cereal.
mem/lrd/bm





