Quarta-feira, Dezembro 17, 2025
NOTÍCIA

PSUV rejeita veementemente ameaça de Donald Trump contra a Venezuela

Caracas, 17 de dez (Prensa Latina) O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) denunciou e rejeitou veementemente hoje o que considerou uma ameaça muito grave e imprudente feita ontem à noite pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Em mensagem ao povo venezuelano, aos membros do PSUV e aos povos livres do mundo, a organização política afirmou que Trump, em clara violação do direito internacional, do livre comércio e da liberdade de navegação, tornou pública sua intenção de impor um bloqueio marítimo total à Venezuela.

O PSUV denunciou a advertência absurda e insana de que ele ordenaria a ação “até que todo o petróleo, terras e outros bens que nos foram roubados sejam devolvidos aos Estados Unidos”.

O partido governista, conhecido como “tenda vermelha”, considerou essa declaração tão implausível quanto irracional, pois “revelava, contudo, as verdadeiras intenções imperiais de roubar as riquezas que legitimamente pertencem” à República Bolivariana da Venezuela, berço do Libertador Simón Bolívar.

O PSUV, como vanguarda da Revolução Bolivariana, reafirmou seu compromisso inabalável com a defesa da soberania nacional.

Advertiu que, em perfeita unidade popular, militar e policial, o povo da Venezuela — forjado na luta pela independência — saberá defender seus direitos históricos e triunfar pela paz e dignidade.

“A Venezuela jamais será colônia de qualquer império ou potência estrangeira!”, afirmou.

“A Venezuela jamais será colônia de qualquer império ou potência estrangeira!” Nesse sentido, ele citou o presidente Nicolás Maduro, que disse: “Nosso projeto visa a paz entre povos livres, rebeldes, independentes e soberanos. Colônias? Nunca mais! Escravos? Nunca mais! Livres e independentes para sempre! Bolívar é um povo unido na luta e na vitória”, enfatizou.

mem/jcd / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa