Esse espírito prevaleceu entre os participantes do balanço anual de 2025 do movimento de solidariedade com a ilha, realizado na Embaixada de Cuba em El Salvador neste fim de semana, onde estiveram representados diversos grupos de salvadorenhos que, durante o ano, não cessaram suas ações de apoio ao povo cubano.
Durante meses, os salvadorenhos solidários apoiaram o povo cubano em múltiplas tarefas para que “Cuba continue de pé e firme” diante da agressão norte-americana, conforme evidenciado em um vídeo que compilou as inúmeras ações solidárias.
Desde a celebração do 172º aniversário do nascimento de José Martí na praça onde se encontra seu busto no centro histórico, passando pela participação na maratona de amor por Cuba, até o 130º aniversário da morte em combate do apóstolo, os salvadorenhos estiveram presentes com seu apoio à ilha.
Um debate entre estudantes da Universidade de El Salvador e representantes da solidariedade exaltou e destacou o legado histórico de José Martí.
Durante o balanço, também foram destacadas atividades que comemoraram a passagem pelo comandante Ernesto Che Guevara pelas Ruínas de Tazumal, perto da fronteira com a Guatemala, entre elas uma homenagem emocionante no dia 8 de junho, pelo 97º aniversário de seu nascimento.
Um destaque especial no balanço foi o apoio econômico e o esforço durante meses de todas as manifestações de solidariedade e dos médicos formados pela Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), o que resultou no envio a Cuba de um contêiner de medicamentos e insumos médicos.
A iniciativa coordenada pelo Capítulo Cuba, do Centro de Estudos Schafik Hándal, foi destinada ao Hospital Geral Leopoldito Martínez, na província de Mayabeque.
A homenagem ao legado eterno do Comandante em Chefe, Fidel Castro, no nono aniversário de sua morte, a lembrança do aniversário dos ataques aos quartéis Moncada e Carlos M. de Céspedes, o 99º aniversário de Fidel, entre outras atividades, compuseram o apoio solidário a Cuba.
Durante os meses que se passaram, não faltaram denúncias ao bloqueio dos Estados Unidos e à reincorporação de Cuba à lista de Estados suspeitos de patrocinar o terrorismo.
À atividade de balanço anual da solidariedade salvadorenha, na sede diplomática cubana, além de diferentes coletivos, estiveram presentes diplomatas da ilha.
ro/lb/bm





