O chefe da diplomacia russa se referiu a isso em um artigo escrito para o jornal sérvio Politika por ocasião do 30º aniversário da assinatura dos Acordos de Dayton.
Lavrov enfatizou que os partidos ocidentais do Kosovo ignoraram durante muitos anos as disposições da Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU, que é fundamental para a solução nessa região sérvia e garante a integridade territorial da Sérvia.
Depois de reconhecer a “independência” nacional da região, declarada unilateralmente, continuam a fomentar a anarquia serbofóbica perpetrada pelos líderes de Pristina, incluindo a formação de um exército albanokosovar ilegal.
Estão iniciando a criação de alianças militares nas quais Pristina participa em igualdade de condições com os Estados soberanos. São evidentes as tendências perigosas para o aumento do potencial militar e a alteração do equilíbrio de poder nos Balcãs, observou o diplomata.
Consideramos isso uma violação direta dos Acordos de Dayton, principalmente os consagrados nos Apêndices 1-A, “Sobre os Aspectos Militares do Acordo de Paz”, e 1-B, “Sobre a Estabilização na Região”, concluiu Lavrov.
dfm/gfa/mb





