Domingo, Dezembro 14, 2025
NOTÍCIA

Maratona da Amizade comemora 65 anos de relações entre Camboja e Cuba

Nom Pen, 14 de dez (Prensa Latina) Com grande participação, foi disputada hoje no Estádio Olímpico desta capital a Maratona da Amizade, dedicada a comemorar o 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e Camboja.

O cenário para esta comemoração não poderia ser mais icônico, destacou em seu discurso a embaixadora cubana aqui, Milena Zaldívar, que lembrou que esta instalação “guarda uma das páginas mais bonitas e vibrantes da cooperação bilateral”.

Foi precisamente neste estádio, disse ela, que a equipe masculina de vôlei do Camboja, com o apoio decisivo de treinadores cubanos, teve em maio de 2023 seu melhor desempenho na história de sua participação nos Jogos do Sudeste Asiático, conquistando as medalhas de prata.

Na presença do vice-primeiro-ministro e ministro da Educação, Juventude e Esportes, Hangchoun Naron, Zaldívar destacou que esse fato, que todos recordamos com muita alegria, é apenas um dos marcos dentro dos laços históricos estabelecidos entre o Rei Pai, Norodom Sihanouk, e o comandante-chefe da Revolução cubana, Fidel Castro.

Seu legado fundacional, enfatizou, baseado em sólidos princípios compartilhados, como a defesa comum da paz, da justiça e do progresso nacional, marcou os laços que unem nossos povos, partidos e governos e resistiu firmemente ao teste do tempo.

A diplomata cubana afirmou que “isso é demonstrado pelas inúmeras demonstrações de apoio recíproco, que permitiram a ambos os países superar situações difíceis com espírito de solidariedade, fazendo valer que ‘amigos na adversidade são amigos de verdade’”.

Mais adiante, ela se referiu à presença de médicos cubanos que chegaram ao Camboja a partir de dezembro de 1979 com a missão de ajudar a revitalizar o sistema de saúde. Posteriormente, acrescentou, outras brigadas prestaram serviços por meio do Programa Integral de Saúde, até 2002.

Por outro lado, a partir de 1984, teve início a inserção de estudantes cambojanos no Programa Governamental de Bolsas de Estudo de Cuba, pelo qual, até o momento, mais de uma centena se formaram em centros universitários cubanos em diversas especialidades.

Zaldívar também agradeceu o apoio constante do povo e do governo do Camboja ao apelo mundial pelo levantamento do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos e pela retirada da ilha da lista de países supostamente patrocinadores do terrorismo.

Ele também destacou o intercâmbio de visitas e os contatos bilaterais sustentados e diversificados em todos os níveis possíveis, bem como o fato de que “ambas as nações têm demonstrado seus compromissos de cooperação nas mais diversas áreas, como expressão dos anseios de uma comunidade de futuro compartilhado”.

Apostamos no estreitamento dos laços culturais como espaço comum para aproximar nossos povos e suas realidades, fomentar o turismo e explorar vias para aumentar as relações econômicas e comerciais, disse ele, ratificando os compromissos de Cuba em apoio à agenda de educação, juventude e esporte do Governo Real do Camboja.

A realização deste evento esportivo, concluiu, ratifica a essência dos laços bilaterais, o otimismo e o espírito de fraternidade que une nossos povos.

mem/mpm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa