Domingo, Dezembro 14, 2025
NOTÍCIA

Lizt Alfonso Dance Cuba encerra 2025 dançando com todos

Havana, 14 de dez (Prensa Latina) Crianças e jovens são os principais protagonistas da nova temporada da Lizt Alfonso Dance Cuba (LADC), conjunto artístico que em 2025 dançou pela primeira vez na Tailândia e na Bulgária.

Foto Gabriel Dávalos

O espetáculo de encerramento do ano, realizado no Teatro Nacional, celebra os sucessos nesse período da escola e da companhia que, em 2026, comemorará 35 anos de fundação, orgulhosa de ter se apresentado nos cinco continentes e de ser o único grupo do país que conseguiu dançar em uma cerimônia do Latin Grammy.

A gala intitulada 1, 2, 3… todos ao palco! mostra o apelo do estilo Fusión, cultivado nesta entidade com elegância e que aglutina elementos do flamenco, do balé, da dança contemporânea, do folclore e de diversas danças populares cubanas, afro-cubanas e urbanas.

Por sua vez, o espetáculo destaca a utilidade de sintonizar exigência, disciplina e prazer, desde os níveis primários até o profissional.

Quem não pôde comparecer ainda está a tempo, pois neste domingo acontecerá a segunda apresentação, às 17h, horário local, na sala Avellaneda.

O prestigioso elenco profissional, membros das Oficinas Vocacionais, do Ballet Infantil e Juvenil compartilham o palco com o objetivo de exibir a progressão dos alunos até o nível mais alto dentro da instituição.

A diretora, professora e coreógrafa Lizt Alfonso foi reconhecida como Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Alegria e organicidade prevalecem no evento, apesar de combinar meninas e meninos de diferentes idades, muitos deles não acostumados ao rigor profissional.

O efeito inspirador de trabalhar ao lado dos mais velhos traz brilho, pois os mais jovens podem apreciar a paixão e a excelência artística alcançadas com anos de dedicação.

A convivência intergeracional na arte desperta admiração, gera impulsos, motiva a superação e semeia nos aprendizes a confiança de que algum dia poderão ocupar um lugar semelhante, se se esforçarem.

Dessa forma, o palco se torna um espaço de transmissão de valores e inspiração, onde as crianças não apenas aprendem a dançar, mas também a acreditar em si mesmas e no poder transformador da dança.

O já tradicional evento de fim de ano é um trunfo e, ao mesmo tempo, um pretexto para reunir as famílias em paz e harmonia.

mem/msm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa