De acordo com o Escritório Nacional de Cinema, 1.194 milhões de espectadores foram aos cinemas em 2025, o que demonstra a vitalidade do consumo neste setor.
Segundo a fonte, esse crescimento se deve a cinco fatores principais: um boom na produção de filmes, uma expansão do ecossistema cinematográfico, um mercado em constante crescimento, avanços na tecnologia cinematográfica e um aumento na qualidade e quantidade dos filmes exportados.
Durante o ano, mais de 400 filmes foram exibidos e 50 ultrapassaram a barreira dos 100 milhões de yuans (13,7 milhões de dólares) em bilheteria, dos quais 33 foram produções chinesas e 17 estrangeiras.
Os cinco filmes de maior bilheteria do ano são o de animação Ne Zha 2, Detective Chinatown 1900, o filme estrangeiro de animação Zootopia 2, O Estúdio Fotográfico de Nanking e 731.
Ne Zha 2 tornou-se um sucesso global total ao ultrapassar os 15,9 bilhões de yuans (cerca de 2,18 bilhões de dólares), tornando-se o filme de animação mais lucrativo da história da China e um dos cinco primeiros do cinema mundial.
Por sua vez, Estúdio fotográfico de Nanking é baseado em provas reais do exército japonês durante o Massacre de Najing em 1937.
O filme estabeleceu um novo recorde de bilheteria para filmes históricos lançados durante o verão.
O Escritório destacou que as produções nacionais mostraram uma ampla diversidade temática e de gêneros, com sucessos notáveis no cinema patriótico e na animação.
As inovações no setor levaram à criação de uma economia de consumo cultural robusta, com iniciativas que vão desde produtos derivados dos filmes até a proposta “cinema + turismo”, que vincula os filmes à experiência de viagem.
mem/idm/mb





