Domingo, Dezembro 14, 2025
NOTÍCIA

Continua a busca pelo suspeito do tiroteio na universidade dos EUA

Washington, 14 de dez (Prensa Latina) As autoridades de Rhode Island, no nordeste dos Estados Unidos, continuam hoje a operação de busca pelo suspeito de um tiroteio que causou a morte de dois estudantes e deixou nove feridos graves na Universidade Brown.

As autoridades desse estado da região da Nova Inglaterra divulgaram imagens das câmeras de segurança em que aparece o suspeito, que vestia roupas escuras e um moletom com capuz.

O tiroteio em massa na Universidade Brown é o primeiro registrado em Rhode Island desde pelo menos 2008, de acordo com o banco de dados da rede CNN. Até agora, em 2025, ocorreram mais de 70 tiroteios em escolas nos Estados Unidos, informou.

O presidente Donald Trump escreveu em uma publicação no Truth Social que foi informado sobre este novo ato de violência armada e disse inicialmente que o suposto autor do ataque estava sob custódia, mas em outra publicação posterior esclareceu que “a polícia da Universidade Brown retificou sua declaração anterior: o suspeito NÃO está sob custódia”.

Durante uma coletiva de imprensa na noite deste sábado, o prefeito de Providence, capital de Rhode Island, Brett Smiley, informou que o tiroteio ocorreu no prédio de engenharia Barus & Holley pouco depois das 16h, horário local.

Smiley disse que os feridos foram levados para o Hospital de Rhode Island em estado “crítico, mas estável”.

O ex-comissário da polícia de Boston, Ed Davis, comentou, citado pela CBS News, que a busca pelo atirador da Universidade Brown requer a participação de todos, porque um dos desafios que enfrentaram na véspera foi o frio intenso.

“Alguns dos policiais que estavam no perímetro vestiam as roupas habituais para uma noite normal em um carro de patrulha, não as roupas adequadas para ficar ao ar livre com temperaturas abaixo de zero. Portanto, além do impacto psicológico desses eventos, há muitos aspectos logísticos a serem considerados nas próximas 24 horas”, explicou.

A Universidade Brown foi fechada e as pessoas foram instadas a trancar as portas e não sair à rua. “As pessoas estão com medo. O melhor que podem fazer é seguir as recomendações das autoridades”, disse Davis.

A universidade informou que estavam sendo realizadas provas finais no prédio no momento do tiroteio.

dfm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa